domingo, 23 de maio de 2010
"LOCURADA"
O Civic 07 continua em seu processo de montagem. Mas "sem locurada", como diz o Pixulim...
Mas o que significa isso? Essa palavra nem sequer existe, segundo os dicionários mais importantes. Por outro lado, sei que todos os que já viveram a situação sabem o que quer dizer : lutar para ir em frente, mesmo quando tudo indica que não dá, tentar ir em frente de qualquer jeito. Também é chamada de "a hora do louco", porque nada está dando certo mesmo, então por que não tentar qualquer coisa, de qualquer jeito?
T.O. Castro até aqui está com uma atitude mais tranquila. Parece que arranjou inspiração nos conselhos de Soichiro Honda que dizia que "você pode falhar 100 vezes, mas um único acerto o levará ao sucesso". Ou então tem como exemplo sua colega de marca, a piloto de F Indy Danika Patrick que observou que ao longo de sua carreira o tempo e a experiência lhe mostraram que quando você evolui, fica "confortável" com a situação. Aíi, busca um novo limite e este é um verdadeiro progresso.
Seja como for, concientemente ou não, o Civic 07 está sendo tratado desta forma. A cada nova peça preparada para o carro, muito cuidado está sendo tomado. Isso vai levar a um resultado sensacional? Quem sabe. Mas saberemos que lutamos para fazer o melhor.
Por exemplo, ao montar o virabrequim, houve dúvidas sobre o estado de um retentor. Estava na condição ideal ou não? Esta pequena indecisão parou a montagem até que o componente fosse substituído. Até um componente novo pode falhar, mas sabemos que a nossa parte foi feita corretamente. E também sabemos que se aprende mais com as falhas que com os acertos.
Este é um comportamento evolutivo. Onde a arrancada é séria, um vazamento de fluidos na pista significa a exclusão pura e direta de um competidor, mesmo nas provas amadoras. É simples de entender: além do risco de acidente que prejudicaria outro competidor, limpar vazamentos tornam o evento lento e isso o torna desinteressante para o público e chato para quem está na disputa. Mesmo que entre nós não exista a regra de eliminação para carros com vedações deficientes, estamos nos preparando para o futuro.
Nas últimas semanas, além da montagem do motor, cuidamos de algumas peças que sempre trazem alegria ao ambiente. Pintamos a garrafa de nitro com as cores escolhidas para a equipe - basicamente o branco - e um um minimacaco hidráulico de serviço na pista, na mesma cor. A caixa de câmbio foi desmontada, lavada, e as carcaças depois de devidamente lavadas com ácido para remover corrosão e outras impurezas, foram pintadas com preto vinílico, que adere muito bem a materiais não ferrosos como ligas de alumínio.
É a sinalização de que a ideia é fazer as coisas bem feitas. Isso ajuda a manter esta linha no trabalho. Qualidade e acabamento são uma tradição da marca Honda. E temos a intenção de nos manter à altura. Pode parecer para quem olha em um primeiro momento que estes detalhes são supérfluos e até um exagero. Mas o objetivo verdadeiro é o compromisso com o trabalho e preservar em todos os envolvidos o sentido de "pertencer" a esta tarefa.
Sejam quais forem os resultados, serão de todos.
Um vídeo da Honda sobre o poder dos sonhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário