domingo, 9 de maio de 2010



Todo salto inicia com os pés no chão. Sem perder esta perspecitiva básica, o trabalho no Civic 07 vai progredindo. A velocidade nunca é aquela que gostaríamos - seria muito bom se fosse como nos filmes onde os meses passam em segundos - mas não dá para negligenciar os detalhes.

Vamos falar dos progressos. O motor está montado, com camisas novas feitas sob medida na Smarttech com projeto da Sprint. São camisas de cilindro bem mais robustas, que permitirão, no futuro, um aumento de cilindrada com pistões de diametro maior. Para finalizar, ainda falta o cabeçote, que esta no Pibe para uma revisão nas vedações de guias e sede de válvulas. A previsão de entrega do serviço é para esta semana, e aí poderemos juntá-lo ao motor deixando a unidade quase completa.
Tampa com recorte e usinagem

Para finalizar, a tampa que faz a cobertura do cabeçote foi novamente refeita. Em 2008, a queda acidental de um parafuso entre a polias do comando destruiu a correia reforçada e danificou a tampa. Na época até pensamos que não poderíamos mais usá-la e fizemos uso da reserva. Analisando melhor, foi possível colocá-la novamente em uso. Foi refeita a pintura, com alguns aperfeiçoamentos pela 402Racing Parts e retirada a parte danificada, que não era mais necessária. Um pouco de beleza sempre é bom e dá mais colorido ao espetáculo.
Pintura anterior

Com o motor montado , o próximo passo para permitir a colocação do conjunto motriz no carro será o desenvolvimento de um volante de aço. O projeto ficará a cargo da Sprint - cálculos e imagens no CAD - e a execução ficará com o Igor da Smarttech. Esse é um ítem fundamental, porque além do aumento do desempenho que um volante mais leve traz, há a questão da segurança. Volantes de aço são muito mais resistentes que as peças originais de ferro fundido - que não são previstas para aumento de potência. Já aconteceram muitas tragédias com morte nas pistas de arrancada devido a quebra de volantes de ferro fundido aliviados.

Quando uma peça destas - que acumula grande quantidade de energia como massa rotante - se parte, os riscos para o piloto e espectadores são enormes, pois não é possível prever onde os pedaços, com a velocidade e força de uma bomba, vão parar. Volantes de aço deveriam ser norma obrigatória para motores com aumento de potência. Além do volante, há também a questão da embreagem, que será multidisco. A escolha até aqui recai sobre uma Tilton (a mesma utilizada na Nascar) pela sua robustez e confiabilidade. Mais uma vez, as máquinas CNC da Smarttech serão as aliadas para fazer as peças necessárias para pôr este conjunto em funcionamento.

Comandos com o molykote aplicado em 2007. A impregnação com bissulfeto ainda está perfeita.

Na semana que passou, aproveitamos para adiantar algumas tarefas simples , mas necessárias. Os comandos de válvula foram revisados e tiveram seu revestimento com bissulfeto (Molykote) renovado. O tratamento, feito inicialmente em 2007, ainda estava muito bom, mas como diz a expressão popular, " Deus vive nos detalhes" e refizemos a operação. O bissulfeto tem a capacidade de diminuir o atrito pela sua grande capacidade de deslizamento, aumentar a dureza da superfície das peças metálicas, além de ser um grande dissipador de calor. É utilizado na Fórmula um , em aplicações militares (canhões de tanques, engrenagens do rotor do helicóptero Apache, lubrificação de armas) e também nos geradores eólicos, como os de Osório, para ajudar a suportar as enormes pressões geradas pelas hélices de mais de 50 metros de diâmetro.

Nova pintura com bissulfeto e as polias pintadas de preto

O cuidado com o acabamento desta vez também está sendo um pouco maior que nas montagens anteriores. Pode ser uma evolução ou apenas porque temos mais tempo. Como o carro está parado desde 2008, queremos retomar a caminhada que no passado nos trouxe muitas alegrias. Na verdade, este esforço representa mais uma etapa no aprendizado de competir na arrancada. Os nossos concorrentes que ficaram na pista evoluiram nos últimos dois anos. Respeitamos isso e sabemos que temos de refazer toda a caminhada para alcançá-los.

Por mais que desafiemos nossos adversários, o que queremos mesmo neste momento e colocar o Civic em funcionamento para poder recomeçar de onde paramos. Objetivo simples e básico para podermos ir adiante . Sabemos também que os bons resultados de 2006 e algumas "façanhas" que conseguimos naquela época hoje já não são mais grandes marcas - mesmo que para nós sejam inesquecíveis.

Agora podemos contar com mais recursos - ferramentas de conhecimento e experiência - de quem nos apoia. E certamente vamos nos superar.


Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário